Nova Trento recebe Oficina de Turismo Religioso
A ADRVale, a Rota Turística Vale Mais e a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (Santuário Santa Paulina) promoveram semana passada, em Nova Trento, a 1ª Oficina de Turismo Religioso Sustentável do Sul do Brasil.
O evento reuniu representantes de dioceses, órgãos governamentais, instituições privadas, empresas e pessoas ligadas em Turismo Religioso Sustentável nos três estados do Sul. O objetivo foi apresentar experiências e projetos, divulgar ambientes propícios como catedrais, santuários, igrejas, templos, capelas e locais com características do sagrado e de conotação religiosa.
A realização das oficinas fez parte do Plano Integrado de Turismo e da Rota Turística Vale Mais, que iniciou em 2008, e reúne os oito municípios da região de abrangência da SDR Brusque. O plano prevê, entre outras ações, a criação de roteiros que sirvam para organizar, promover e divulgar o turismo religioso e de compras nos vales do Rio Tijucas e Itajaí-mirim.
O presidente da Agência de Desenvolvimento Regional e do Comitê Temático de Turismo, Cultura e Esportes da SDR Brusque, Osmar Boos, disse que "o objetivo agora é realizar um amplo trabalho de divulgação. Para tanto foi contratada uma pessoa ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que trabalha na área de Turismo Religioso para desenvolver essa tarefa em nossa região".
Boos acrescentou que recursos destinados para esse fim "ainda não existem", mas que a ADRVale tem pleiteado aos órgãos competentes para que investimentos sejam feitos na divulgação do Turismo Religioso.


